top of page

A Educação Fiscal e o PIB...



Você sabe o que é PIB?

PIB: Produto Interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.


Assista o vídeo abaixo e confira como é calculado o PIB:

Na realidade, o PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo.

O PIB é, contudo, apenas um indicador síntese de uma economia. Ele ajuda a compreender um país, mas não expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde. Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um altíssimo padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo.

Por não ser utilizado como parâmetro para o cálculo, Municípios que possuem uma produção primária proporcionalmente alta, terão um PIB mais baixo comparado com Municípios que possuem um varejo mais significativo, por exemplo.


Mas o que o PIB tem a ver com Educação Fiscal?


Bom, se o PIB é calculado sobre os valores finais de produtos e serviços, isso quer dizer que também leva em consideração impostos referentes a emissão de notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos que entregam o produto para o consumidor final. Sendo assim, isso envolve também o valor adicionado dos produtos, ou seja, os tributos, que são o tema central da Educação Fiscal.

A Educação Fiscal também abrange a participação social, e é por isso que é fundamental que a população tenha conhecimento da formação desses índices tão importantes para a economia de nosso país e consequentemente, de nosso município.


Evolução do PIB de Brochier (2010 – 2017)


Para mais informações acesse o site https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php.

59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page