Com o intuito de dar prosseguimento ao projeto "Aprendendo a Ser Cidadão", a professora Claudiane Braun vem desenvolvendo uma série de atividades com as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da EMEF Emílio Bauer, em Linha Pinheiro Machado. Através de vídeos educativos e debates, os estudantes estão aprendendo sobre reutilização consciente de materiais recicláveis, a importância da nota fiscal e a função social dos tributos, entre outros assuntos. Além disso, os alunos vêm realizando atividades com o objetivo de socializar estes conhecimentos com suas famílias e com a comunidade.
Em uma destas atividades, cada criança ficou incumbida de entrevistar algumas pessoas fazendo a seguinte pergunta: na compra de um produto, você costuma pedir nota fiscal? A atividade obteve 165 respostas no total: 48 pessoas disseram que sempre pedem a nota fiscal; 44 pessoas falaram que nunca pedem a nota fiscal; 40 pessoas responderam que às vezes pedem a nota fiscal e 37 pessoas explicaram que só pedem a nota fiscal quando precisam. Estes números demonstram que ainda há um caminho de conscientização a ser percorrido por nossa população, uma vez que é direito do consumidor receber a nota fiscal de suas compras, assim como é dever das empresas emitir a nota fiscal dos produtos vendidos ou serviços prestados.
A Educação Fiscal visa conscientizar os cidadãos sobre a importância dos tributos para a manutenção das atividades do Estado, sem as quais nenhum progresso social seria possível. Em caso de irregularidades na emissão de documentos fiscais, os munícipes podem registrar uma reclamação acessando o link https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Reclamacao/regrasReclamacao.aspx. Peça nota fiscal e garanta que seus impostos sejam encaminhados para os cofres públicos e financiem a manutenção dos serviços de interesse coletivo!
Opmerkingen