Batizado de "Programa Turismo Rural", o curso organizado pelo Serviço Nacional Rural (SENAR-RS) tem como objetivo especializar empreendedores da área do turismo rural gratuitamente. Para tanto, o programa conta com módulos voltados para a identificação e implantação de negócios na área do turismo rural, ampliando o olhar sobre as propriedades rurais de acordo com os recursos encontrados em cada meio, aliados às habilidades e vocações específicas de cada município. Em nossa região, a iniciativa contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salvador do Sul, da Emater/ASCAR-RS e das secretarias do Turismo dos municípios que compõem o roteiro Caminho das Velhas Colônias (Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá).
As atividades tiveram início em 2018, transcorrendo normalmente durante 2019 até a suspensão por conta da pandemia de covid-19, já em 2020. Na última semana, os participantes puderam concluir as atividades teóricas do curso, encerrando os módulos previstos e concluindo a capacitação. Na sexta-feira (3), após um encontro de abertura realizado no Auditório Municipal Walter Arno Nabinger, em Brochier, empreendedores, guias de turismo e secretários municipais ainda realizaram visitas às propriedades rurais participantes, avaliando o desempenho das atividades realizadas sob a supervisão da professora Claudiana y Castro.
Os participantes estiveram na propriedade de Angela Brackmann e Wile Wentz, em Brochier; na Cascata do Maratá, em Maratá; no empreendimento de Ione Cornélius e no sítio de Mariche Heinzmann, em São Pedro da Serra; nas antigas casas de Nelly Gauger, Carmen Aparecida e Mirian Mósena, do município de Barão; e no restaurante Grand Buffet, em Salvador do Sul. No fim das visitas, o grupo realizou uma avaliação sobre as melhorias ainda necessárias nos empreendimentos, com a presença do supervisor do SENAR-RS, Nilson Finger.
Comments