Com base em laudos técnicos emitidos por diversos órgãos da sociedade civil e do setor público, a coordenadoria de Defesa Civil de Brochier recomendou que a Administração Municipal declarasse situação de emergência por conta da estiagem que afeta principalmente a zona rural do município. Por meio do decreto 1.890/2022, a Prefeitura acatou a recomendação no último dia 10 de janeiro, encaminhando a documentação necessária para a homologação do decreto junto ao Governo Estadual e ao Governo Federal.
Na manhã de hoje (26), o Diário Oficial do Estado publicou a homologação do decreto estadual 56.344/2022, no qual o governador Eduardo Leite atende a solicitação feita pelo poder público brochiense. Nos próximos dias, o Governo Federal também deve reconhecer a situação de emergência em Brochier. Os produtores rurais que necessitarem de um documento comprovando a situação de emergência podem solicitá-lo junto à Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.
Os registros de prejuízos em nosso município já são significativos, afetando especialmente a produção agrícola, a produção leiteira e a pecuária de corte. Além disso, o abastecimento de água para o consumo humano pode ficar comprometido, e caso a estiagem continue, medidas de contenção do consumo devem ser tomadas nos próximos dias. É fundamental que os munícipes colaborem com ações de economia de água, ajudando a evitar que a situação se agrave ainda mais.
Comentarios