top of page

Estratégias para a bovinocultura leiteira pautam reunião técnica da Emater/RS-Ascar em Brochier!

Um grupo de agricultores esteve reunido na última terça-feira (5), na propriedade do produtor Jeferson Kirsten, para uma reunião técnica sobre estratégias para a bovinocultura leiteira. Organizada pela Emater/RS-Ascar - em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) – e pela Secretaria Municipal de Agricultura, o encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências a respeito do manejo da cigarrinha na cultura do milho e sobre a gestão zootécnica das propriedades.


Na primeira parte da atividade, o extensionista da Emater/RS-Ascar Alano Tonin destacou o enfezamento na cultura do milho – doença provocada pela cigarrinha (que é o seu vetor) - e que tem preocupado os agricultores, já que as perdas podem chegar a 100% de acordo com a cultivar. Entre os sintomas provocados pela praga estão redução do crescimento, do desenvolvimento e do volume radicular, enfezamentos pálidos e vermelhos, má-formação de espigas, grãos “chochos”, entrenós curtos, baixa estatura das plantas e doenças vasculares.


A segunda parte da atividade contou com a palestra “Gestão Zootécnica de Propriedades Leiteiras”, ocasião em que o médico veterinário Ronaldo Pagliarini apresentou as funcionalidades do aplicativo Gestor RP, que visa a gestão da produção leiteira. Por meio do aplicativo é possível lançar e consultar dados do rebanho leiteiro gerando indicadores zootécnicos que permitem o gerenciamento e a tomada de decisão por parte dos produtores.


Fonte: Tiago Bald (Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado).



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page