No mês passado, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ/RS) divulgou os índices provisórios de cada município gaúcho para o recebimento das transferências do ICMS em 2023. Segundo os dados publicados, Brochier teve um crescimento de 3,75% em comparação ao ano passado, com o oitavo melhor índice entre as cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC). Os números confirmam o crescimento de nosso município no rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): desde o ano de 2015, a arrecadação do imposto teve um crescimento de 52,54% em Brochier, com variação de 30% só em 2021, mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia.
A apuração do IPM Provisório tem como fator de maior peso a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas do município. Em Brochier, o VAF teve uma variação de mais de 100% nos últimos 7 anos, enquanto o Estado cresceu apenas 63%, por exemplo. Resultados como estes apontam para um crescimento contínuo da economia brochiense, que se encontra em franca ascensão.
Para a Administração Municipal, o bom desempenho nos últimos anos é resultado do esforço conjunto entre os setores público e privado, com especial mérito para a comunidade local, que vem trabalhando forte em busca de maior qualificação para seus empreendimentos. Outros fatores que explicam o crescimento na arrecadação são projetos como o "Brochier Agro Sustentável" e o "Brochier Cidade Empreendedora", que apoiam a evolução tanto do agronegócio quanto do setor de indústria, comércio e prestação de serviços no município.
O IPM Provisório 2023 pode ser acessado por qualquer cidadão através do link a seguir: https://bit.ly/3CVPuEg
Comments