top of page

Semana de Conscientização e Educação Fiscal mobiliza as escolas municipais de Brochier!

Instituída pela Prefeitura em 2019, através de indicação da Câmara de Vereadores, a Semana de Conscientização e Educação Fiscal ocorre sempre durante a segunda semana do mês de julho. Sua programação consiste em diversas atividades realizadas nas instituições de ensino do município, que buscam promover e ampliar as iniciativas de fortalecimento consciente da cidadania fiscal.


Na EMEF Leonar Bauer, a professora Glades Lauermann propôs uma atividade batizada de "Mercadinho da Cidadania". Direcionada aos alunos do Pré-B da manhã, a ação teve o objetivo de ensinar sobre os números através da brincadeira. Os alunos foram estimulados a pedir a nota fiscal de suas compras no "Mercadinho", onde também aprenderam sobre gentileza com o próximo e praticaram os cuidados com a pandemia, como higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscaras.


Na EMEF Emílio Bauer, a atividade ficou por conta da professora Luciana de Borba. Após uma abordagem pedagógica acerca da importância da arrecadação de tributos para o financiamento dos serviços públicos, a professor solicitou que seus alunos arrecadassem notas fiscais junto com suas famílias. O objetivo foi incentivá-los a pedir comprovantes em todas as compras feitas nos estabelecimentos comerciais locais, como cidadãos conscientes de seus direitos e também de seus deveres.


Na EMEI Sapatinho de Cristal, as professoras realizaram um momento de descontração com as crianças, apresentando-as ao Mascote da Educação Fiscal em Brochier, o Fiscalito. Os alunos do Pré-A receberam informações sobre a importância da nota fiscal de forma lúdica, e um material informativo sobre a NFG e o Programa de Educação Fiscal foi disponibilizado para entrega aos familiares.


Já na EMEF Jorge Felipe Allebrandt (foto), a professora Cíntia propôs um momento de descontração com os alunos, que assistiram ao filme “Liga da Cidadania”. Após a atividade, a professora realizou uma roda de conversa, onde reforçou a importância dos direitos e deveres cidadãos, assim como a importância do cuidado com os bens públicos, como a escola. Por fim, realizou-se uma campanha de cadastro dos pais dos alunos no Programa Nota Fiscal Gaúcha, na qual a professora Cíntia abordou a importância do recolhimento de tributos e os benefícios dos impostos para o município como um todo.



10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page