Ao longo do primeiro semestre, o Rio Grande do Sul vem registrando focos de raiva herbívora em vários municípios. Mas o que isto significa?
A raiva é uma doença viral extremamente grave, que não tem cura e em mais de 97% dos casos leva à morte. É também uma zoonose: uma doença que é transmitida entre diferentes espécies de animais, incluindo o ser humano. Possui como hospedeiros: tanto animais silvestres, como morcegos, ratos e esquilos; quanto animais domésticos, como cães, gatos, cavalos e bovinos. A doença ganha o nome de raiva herbívora quando atinge rebanhos, sendo a contaminação por meio de morcegos hematófagos a mais comum.
Sendo assim, se eliminarmos os morcegos o problema se resolve? Não!
Os morcegos são essenciais para os ciclos da natureza, além de serem animais silvestres protegidos pela legislação vigente. A melhor maneira de proteger os rebanhos é através da vacinação, que no caso da raiva é barata e muito eficaz. Como parte do Programa de Incentivo aos Produtores, a SMAMAIC está cadastrando todos aqueles que desejem realizar a vacina através da veterinária do município. Se informe diretamente na Secretaria ou através dos fones 3697-1333 / 99245-2459 e vacine seus animais!
Comentarios