A Secretaria de Saúde - através das equipes de vacinação - segue aplicando o imunizante contra a covid-19 em grupos prioritários, seguindo as orientações do Plano Nacional de Vacinação. O documento autoriza a diminuição da faixa etária de 5 em 5 anos, de acordo com a quantidade de pessoas já vacinadas e com o número de doses recebidas pelo município. A partir de hoje, pessoas com mais de 50 anos, com comorbidades ou deficiência permanente (cadastradas no BPC) já podem agendar sua vacinação no Posto de Saúde. Além disso, gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de down acima dos 18 anos também já podem realizar sua vacina.
São consideradas pessoas com comorbidades aquelas que possuem doenças cardíacas e cerebrovasculares, doenças renais crônicas, obesidade mórbida, diabetes, anemia falciforme, hipertensão resistente, imunossupressão, pneumopatia crônica grave ou cirrose hepática. Para a realização da vacina, é necessário apresentar laudo médico, receita médica ou um exame que comprove alguma das doenças indicadas.
É importante reforçar que mesmo as pessoas vacinadas devem seguir tomando todos os cuidados básicos, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.
Nossa luta contra o coronavírus continua!
Comments